Olá pessoal, estou de volta depois de bastante tempo, como
pode ver, nenhum dos outros donos tiveram saco pra postar algo, estou com o
pressentimento de que só eu vou cuidar desse Blog de novo... Mas enfim...
Hoje falarei um pouco sobre os protagonistas da série de
games que eu mais gosto: Mega Man
Para quem acompanha a franquia sabe que ela está morrendo
aos poucos na mão da própria empresa: CAPCOM
Isso desde que o criador dessa grande série, Keiji Inafune,
saiu da empresa. E a CAPCOM está agindo de forma infantil quanto a isso,
tentando apagar o próprio mascote do mapa.
Mas não gostaria que Mega Man caísse no esquecimento e por
isso de alguma forma sempre tento passar a imagem para frente.
Então se quiserem saber mais sobre os protagonistas, a hora
é essa.
Mas para entender onde se encaixa cada protagonista tempos
que fazer uma classificação.
Primeiro deixo claro que a franquia possui 2 linhas:
Linha Principal
e
Linha Alternativa
A Linha Principal é a original, a primeira a ser criada em
1987(Mega Man 1) e seu ultimo jogo lançado foi em 2010. Seus jogos costumam
seguir o estilo Platformer. É o universo focado na robótica onde os temas mais
comuns são a responsabilidade dos Robôs em proteger os humanos, rebeliões e desconfiança
dos humanos.
Suas sagas são: Clássica, X,
Zero, ZX e Legends(Dash)
A Linha Alternativa é uma nova linha criada em 2001. Inafune
criou essa linha com o intuito de se divertir com o seu filho(Nunca entendi
muito bem isso).
É um universo paralelo ao principal, onde a Internet passou
a ser investida mais que a Robótica.
Suas características mais notáveis é um estilo mais escolar
e jovem, onde a maior parte do tempo você controla um humano com a idade entre
11 e 12 anos, este humano irá dividir o papel de protagonista com o Mega Man da
série, embora o Azulzinho continue sendo o principal.
Como um universo paralelo temos as famosas “versões
paralelas”, personagens conhecidos na linha principal, porem, bem diferentes,
visto que é uma outra realidade.
A Linha alternativa não costuma seguir o estilo Platformer
padrão da principal. Ela é mais uma mistura de RPG, estratégia e
Puzzles/Quests.
Por ser uma mudança radical comparada a linha principal, ela
acaba sendo as vezes um alvo de criticas, embora, não é pior que um encontro
entre os fãs clássicos de Sonic com os fãs modernos, afinal, podemos dizer que
os fãs de Mega Man são muito mais “pacíficos” e aceitam suas diferenças, mas
sempre tem um ou outro para quebrar isso e gerar uma “War”.
Independente do olhar negativo é uma linha que fez um bom
sucesso e teve um investimento maior que a principal no quesito de mídias.
Quase todo jogo dessa linha teve uma temporada em anime. Embora quando o anime
veio para o ocidente, muita gente nova acabou conhecendo a franquia pelo anime,
pegando uma imagem errada sobre “O que é Mega Man”. Um erro até comum e que
acontece até hoje com Pokémon, por exemplo.
Suas sagas são: Battle Network(EXE) e Star Force(Ryuusei)
Agora que conhecemos a linha existe mais uma “separação” a
ser feita, embora, ela é menos influente e você seria capaz de entender tudo
perfeitamente mesmo sem ela. Mas só para deixar isso aqui mais chique, vou
citar e explicar.
O protagonistas da franquia podem ser separados em:
Sucessores Diretos
Indiretos
Paralelos
E
Não-Megaman
Os Sucessores diretos é o que podemos dizer... Os
protagonistas que tem “selo de produção Dr.Light”. Vamos usar um console como
exemplo. É fabricado o PlayStation 1, com o passar do tempo começam a fabricar
o sucessor deste, com mais função, mais moderno e mais “poderoso” e este seria
o PlayStation 2. Depois viria o 3, 4 e etc... É mais ou menos assim que
funciona, é usado o Mega Man Clássico como o primeiro de todos e os
protagonistas que foram criados pelo Dr.Light para suceder o primeiro Blue
Bomber são os sucessores diretos. Existem somente 3 nesse grupo.
Os Indiretos como o nome diz são aqueles que não se encaixam
nos Diretos por algum motivo mas que não deixam de ser Mega Man.
Voltando ao exemplo dos consoles, imagine que a empresa,
Sony, deixe de existir. Então logicamente não teremos mais sucessores sendo
feitos. Mesmo assim por acontecimentos na vida, pessoas começam a criar “novos”
PlayStations a partir da informação que eles tem dos únicos feitos. Não seria
uma produção com selinho da Sony, seria algo mais informal. Algo bem comparado
a um console By Fan, Unofficial ou Pirata.
Todos os Mega Man feitos de alguma forma por outras pessoas,
existindo por outro motivo e que não tenha o selinho “By Light”, com exceção
dos Paralelos, se encaixa neste grupo.
Existem 5 neste grupo, contando somente protagonistas. Mas
há outros Mega Man neste grupo mas que não possuem tal papel. Como por exemplo,
Copy-X, que possui o papel de vilão.
Os paralelos você já deve estar imaginando, sim, são todos
os Mega Man que fazem parte da linha paralela da franquia.
Neste grupo, possui somente 2, os protagonistas das 2 séries
da linha paralela.
E o Não-Mega Man, é, obviamente protagonista de alguma saga
que não seja um Mega Man. É outro robô, construído para outra função e etc.
Zero é o único protagonista deste grupo. Embora as pessoas aponte Tron como
parte desse grupo, ela não foi realmente protagonista de uma saga. O jogo: The
Misadventure of Tron Bonne, além de ser um Spin-Off, não faz ela ser a
principal da saga Legends, ela é somente desse jogo, que está “dentro” saga
Legends, mas que nesta saga, o protagonista é o Volnutt(Mega Man Trigger). O
mesmo vale para o Axl, que protagonizou Mega Man X7, mas que está dentro da
saga X, e que o protagonista dessa saga é o X.
Agora que você já entendeu toda a separação, podemos
finalmente falar sobre cada protagonista individualmente, só quero dizer que
não vou incluir Lan Hikari pois vou falar somente dos Mega Man e o Zero.
Simplesmente Mega Man (Rockman), também conhecido como Mega
Man Clássico e DLN-001.
Foi o primeiro Herói da série, pertencente à linha
principal, sendo a base para os Mega Man de sucessão direta.
A inspiração no personagem foi em Astro Boy, personagem de
um Mangá muito famoso de mesmo nome, criado por Osamu Tezuka.
Embora possamos apontar Mega Man como uma das maiores
criações de Inafune, já teve boatos de que o personagem em si já era ideia do
tutor de Inafune, o Japonês só teve que criar todo o universo em si.
Criado por Dr.Light para ser um Robô domestico que age como
uma criança de verdade(Sua A.I. é de 10 anos de idade), seu nome inicialmente
era Rock tanto em versão Japonêsa quanto Americana das mídias, isso só mudou no
remake do Mega Man 1: Mega Man Powered Up. Onde seu nome inicial passou de Rock
pra Mega na versão americana.
É uma criança bom coração com uma natureza totalmente
pacifista. Porem, após o inicio dos planos malignos de Dr.Wily, o pequeno robô
milagrosamente quebra sua limitada programação, e mesmo sendo pacifista pede a
Dr.Light para que o transforme em um Robô de Batalha para deter os planos de
Dr.Wily. O velho doutor se surpreende com o pedido de Rock, mas ao mesmo tempo
fica preocupado em colocar seu próprio filho no campo de batalha. Mas o pedido
é atendido e Rock ganha uma poderosa armadura azul e sua arma principal: O Mega
Buster, capaz de armazenar energia solar(Plasma no Desenho americano).
E o seu maior trunfo que é pegar a habilidade principal de
outros Robôs que são derrotados.
Essas duas características passariam a ser a característica
principal dos próximos protagonistas do futuro. Embora alguns ainda sejam
exceção.
Agora como o famoso Herói Mega Man, ele passa a deter todos
os planos de Wily jogo após jogo. Tal milagre de ir contra a programação e
tomar decisões próprias também foram características de outros personagens como
Proto Man e Bass. E isso viria a ser a ideia para a criação do próximo
protagonista da série que teria o Livre Arbítrio, podendo tomar decisões
próprias.
Quem não jogou muito a série clássica, muitas vezes não
sabe, mas Mega Man Classico também possui armaduras. São duas, conhecidas como:
Power Adapter e Jet Adapter.
Isso se tornaria característica principal do próximo Mega
Man: X.
Mega Man é um personagem simples, que ao contrario dos
outros protagonistas, ele não tem realmente algo maior que os outros robôs para
justificar suas vitórias, somente seu bondoso coração é o suficiente. Isso
porque ele é protagonista de uma série que inicialmente era para Nintendo 8
Bits, e naquela época junto de personagens como Sonic e Mario, eram Platformers
simples e presos a limitações do console não podendo ter muitos detalhes, mas
mesmo assim, este em seus 6 primeiros jogos, já tinha mais história que a
maioria dos jogos principais do Mario até hoje.
Com toda a historia envolvendo Proto Man, as mudanças de
planos do Wily em usar o Dr.Cossak e suas tentativas de se passar por algum
outro vilão como Mr.X, o que fazia o jogo sair da mesmice, nem sempre parecia
que era a mesma historia: Vença 8 Robot Masters e detenha Wily. Era sempre algo
a mais, mesmo que no final, Wily revele ser o verdadeiro vilão por traz de
tudo.
A partir de Mega Man 7, a franquia passou a finalmente sair
do limitado e dar um foco mais detalhado na historia, com a introdução de mais
um rival para Mega Man: Bass, um robô feito de Bassnium(Fortanium), um mineral
misterioso que caiu na Terra e Wily acabou encontrando para criar um Robô
poderoso, inicialmente Bass e depois... Bom, vocês logo vão saber.
E em Mega Man 8 temos finalmente a ápice da série, gráficos
32 Bits lindos, uma historia bem trabalhada e vemos Mega Man com toda ação que
merece em um Plot envolvendo até mesmo um Robô que veio do espaço.
Mas infelizmente o azulzinho foi resetado para o 8 Bits em
Mega Man 9, com a desculpa de trazer nostalgia aos antigos jogadores, dava para
engolir isso com o 9. Mas usam a mesma estratégia para o 10, ficando claro que
a mercenária da CAPCOM só queria fazer algo fácil e rápido e que de muito
dinheiro. Isso fica bem claro quando Mega Man 10 possui Robot Masters que são
descaradamente Ctrl+C+V de inimigos antigos, onde só muda alguns detalhes, além
de um plot e um final mais random da franquia inteira.
É uma pena pois esse pequeno garoto, mesmo sendo infantil,
foi quem deu vida a todo esse maravilhoso universo, alias, universos, afinal,
são dois. E ele merece muito mais do que acabou tendo.
Aww Yeah! Esse sim! É o meu personagem favorito na franquia
inteira.
X(Ou Mega Man/Rockman X) é o sucessor direto do primeiro
Mega Man, protagonista da segunda saga da linha principal: A série X. E também
a maior criação do Dr.Light.
Seu Design foi feito por Hayato Kaji, e é dublado pelo
cantor Takahiro Sakurai.
Ao contrario de seu antecessor, ele é mais sério, com uma
A.I. de 14-15 anos, com um grane senso de justiça e ainda mantem a
característica pacifista, porem, fará de tudo para proteger os humanos.
Em algum momento na série clássica, deduz entre Mega Man 9 e
10,Dr.Light começou a construir X, com o intuito de fazer um robô capaz de
fazer decisões próprias e tendo sentimentos mais humanos do que todos os outros
robôs, com o desejo de que um dia, X seja capaz de fazer humanos e robôs
viverem em harmonia.
Quando Dr.Light terminou X, ele o selou em uma capsula em um
sono profundo, para que a capsula pudesse testar a confiabilidade em seus
circuitos para provar sua maturidade. Esse teste levaria 30 anos para ser
concluída. E Dr.Light sabia que não iria sobreviver até lá, gravando um aviso
para que não abrissem a capsula até os testes serem concluídos.
Então, em 18 de setembro de 20XX, Mega Man X foi
selado.
X
passou por todos os testes da Capsula, até que foi encontrado por Dr.Cain mais
tarde, se passando bem mais de 30 anos, pois já era o ano de 21XX.
Dr.Cain
não sendo especialista em robotica, ficou perplexo com as especificações do
projeto de Dr.Light que havia incluido no computador, pois mesmo um século
depois, X estava a frente de qualquer coisa que o mundo já viu.
A
partir dessas especificações e com a ajuda de X, Cain começou a desenvolver a
sua própria versão da próxima geração de robôs o que veio a ser conhecido como
Reploids.
No
entanto, os Reploids nunca receberam os mesmos testes éticos como X.
X
possui provavelmente o maior arcenal de poderes e habilidades de todo o elenco
heroico da franquia.
Ele
possui o X-Buster, versão Mark 17 do Mega Buster, uma versão mais poderosa.
Também utiliza a energia solar.
Energy
Amplification Device que é a capacidade de carregar energia no Buster podendo
disparar ataques mais poderosos.
Variable Weapon System que assim como o seu antecessor, é
capaz de copiar a arma principal do inimigo após derrota-lo.
Gyroscopic Stabilization System podendo andar em qualquer
área em qualquer estado.
Emergency Acceleration System a capacidade de aumentar a
velocidade em um piscar de olhos, o famoso Dash e Dash aéreo.
Ele também é capaz de utilizar várias armaduras criadas por
Dr.Light e espalhadas pelo mundo, que dão a ele varias novas habilidades
variadas capaz até mesmo de o tornar imune aos famosos espinhos da franquia que
matam o personagem na hora.
Ele possui no total: 12 armaduras. Sendo a Ultimate Armor a
mais poderosa, onde ele pode usar Giga Attack infinitamente o tornando quase
invencível.
E por ultimo, mas não menos importante, ele possui o
Potencial Ilimitado, capaz de evoluir naturalmente e ficando mais forte que
seus oponentes, tornando seu poder teoricamente, infinito.
Com tudo isso, principalmente pelo "limitless
potential", X é provavelmente, o personagem mais poderoso da franquia Mega
Man.(Claro que os Fanboys do Zero se recusam a aceitar isso –q)
Claro que tal coisa é mais teórica, pois a evolução do
personagem foi parada por problemas futuros na série Zero. Por isso nunca
chegamos a ver um X Deus Ex machina
Tengen Toppa Gurren Lagann SSJ8000 Kyuubi Mode com X-Buster Nuclear.
Bom, vários Reploids se tornaram violentos com os humanos e
para deter esses Reploids Mal, chamados de Mavericks, foi criado os Maverick
Hunters. E X faz parte desse grupo.
X era um Hunter B-Class, não por falta de poder, mas sim sua
aversão a violência. Enquanto Zero era um excelente Maverick Hunter de A-Class.
Ambos fazendo parte da 17ª Unidade dos Maverick Hunters.
Os Maverick Hunters eram liderados por Sigma, o primeiro
Reploid criado por Dr.Cain, tendo o respeito de todos.
Porem, no inicio do primeiro jogo da série X, Sigma se
tornou um Maverick, se rebelando contra os humanos.
A partir dai, X passa a deter os planos de Sigma que são
sempre diferentes em cada jogo, a partir do X3, Zero começa a ajudar X
diretamente e mais tarde em X7, Axl, um protótipo de Reploid da nova geração,
se junta ao grupo. Criando o Trio mais poderoso de Maverick Hunters.
Conforme a historia vai passando, X vai evoluindo cada vez
mais, ultrapassando até mesmo Zero que inicialmente era seu “Senpai” e logo se
tornando um Maverick Hunter S-Class.
X apesar de ser um grande personagem e totalmente destacável
no meio de todo o elenco da franquia, ele sempre pareceu ser mal recebido pelo
próprio criador da série, visto que Zero sempre roubou o foco do protagonista
na série X, e nunca participou de um único Crossover antes da saída do Inafune
na Capcom, enquanto Zero participou de 4.
Embora isso seja entendível, a série X inicialmente era para
trazer um protagonista diferente, e este seria Zero, porem a Capcom não achou
uma boa ideia pois o personagem se afastaria demais do que o Mega Man Classico
foi um dia. Com isso Inafune teve que fazer um novo protagonista, mais próximo
do pequeno Rock. E assim nasce X. Por esse único fato X é constantemente alvo
de criticas pelos fãs do Zero, apontado como um personagem que nunca deveria
existir. Mas se pensarmos bem, se Zero tivesse sido o protagonista, todo o
Background dele seria outro, sua personalidade também provavelmente, pelas
Concept Arts, Zero seria usuário de Buster como todos os outros e não um
usuário de Sabre(Embora, ele ainda use Buster na série X) além de sua aparência
ser mais próxima do Proto Man e este não muda tanto assim comparado ao Mega
Man.
Talvez o X que conhecemos, seria aquele Zero caso X nunca
existisse, portanto, se Zero é o que é hoje em dia, é porque o X existiu, então
de alguma forma, o Blue Bomber mais OP de todos contribuiu com algo para os fãs
do Zero.
Independente das criticas, X é para mim, o melhor personagem
de todos, com certeza se eu estivesse no universo da franquia eu iria querer
estar justamente na época que ele era protagonista.
E por traz de um ótimo protagonista temos uma ótima
série(Ok, nem sempre é assim. Mas é o caso aqui), pois para mim, a série X é a melhor série já
criada, e nenhuma até o momento conseguiu superar ela. E discordo que as séries
seguintes foram bem mais desenvolvidas. Seria verdade se a série X tivesse
parado no X3. Mas não, a série X passou por 3 gerações de console: SNES, PS1 e
PS2. Possui três trilogias e uma Duologia no Game Boy. Em cada trilogia víamos
o monstruoso aumento de foco na história, uma evolução em massa! O ar da
Historia mudou varias vezes. X passou por tantas coisas e não só em quantidade
mas em qualidade também.
ZX e Legends são tão prematuros(Mesmo Legends sendo Old pra
caramba) que é meio difícil engolir que eles seriam melhores que a série X. Se
tivesse um investimento mais pesado em cima deles, sim, talvez poderiam
superar. Mas se a série X não tivesse parado no X8, isso dificilmente
aconteceria. Mais uma trilogia nessa geração em um PS3/360/Wii iria garantir na
minha opinião a possibilidade dessa série ficar a frente das outras ainda.
Série Zero em questão de conteúdo foi tanto retrocesso, na
série X já tínhamos não só as armaduras, mas 3 personagens jogáveis(Na verdade
6, se contar com as operadoras). Na Zero o que permaneceu foi só a troca de
armas do Zero. Inicialmente ele tiraram os ataques que se ganham após derrotar
os chefes, isso foi trocado por chips de elemento que mudam a cor do Sabre e
outras armas, o que não era a mesma coisa. Porem, logo voltaram com a
característica que vinha tendo desde a clássica. O Buster Infelizmente foi
trocado por aquelas pistolinhas frescas que os guardinhas usam. A historia é
boa, mas peca em ser uma historia do Zero que não se foca realmente no Zero e
seu passado.
EXE e Star Force são tão diferentes por ser um outro
universo separado da Principal que é meio chato comparar, são dois estilos
distintos.
De qualquer forma, tenho meus motivos para defender X e sua
série. Claro, todos são livres para preferirem a série e o personagem que
quiser, afinal, tem várias delas cada um para um gosto diferente. Mas a série X
é provavelmente a série da franquia que deu mais lucro para a Capcom, acho que
só acabaria perdendo para a clássica mesmo nesse quesito. Sua trilogia no PS1
tem um peso forte na vida dos gamers, podendo ser a ápice da série. E por mais que números de vendas ou fama
absurda não define realmente qualidade, eu realmente achei tudo isso merecedor.
E que o Inafune deveria ter respeitado mais os fãs dessa
série e ter ao menos finalizado ela, ao invés de lançar o X8 com final aberto
para continuar e deixar por isso mesmo.
E para encerrar essa parte, a série ainda possui os melhores
temas de abertura. Minhas favoritas com certeza são as do X5, X7 e Maverick
Hunter X:
Zero, é um personagem importante na série X e protagonista
da série Zero na linha principal.
Sua personalidade é mais ao estilo de um Rival ou
Anti-Herói, ou seja, possui um numero gritante de Fanboy e só não é o personagem
mais popular da franquia porque o Mega Man Clássico ainda é amado pelo público
Gamer.
Zero também é possivelmente o vilão final de toda a série
Clássica. Ele é a ultima criação de Dr.Wily para destruir Mega Man Clássico, e
seu código é DWN-∞ (Infinity).
Foi feito a base de Bassnium(Fortanium) assim como Bass,
portanto pode até pensar que Zero seria algum tipo de sucessor de Bass, embora
Zero lembre muito o Proto Man. Portanto, Zero não é um Mega Man, e sim um Robô
poderoso criado inicialmente para destruir um.
Muita gente teima com essa fato, somente porque Zero
protagoniza uma saga e ela se chama “Mega Man Zero”, só que o “Mega Man” no
logo não está apontando para o Zero, e sim, uma indicativa de que faz parte da
franquia. É um caso bem diferente de The Misadventure of Tron Bonne, pois esse
é um Spin-Off, enquanto a Zero é toda uma saga legitima que fica entre a X e a
ZX.
Inicialmente pensava-se que Zero era o responsável pelo
desaparecimento de todo o elenco da série Clássica. Mas em uma entrevista,
Inafune afirmou que Zero não matou ninguém da clássica, ou seja, se uma luta
entre ele e Mega Man aconteceu, o azulzinho clássico saiu vivo dessa.
100 anos depois da série Clássica, Sigma encontra Zero
descontrolado e o enfrenta tentando fazer o Robô parar. Zero vai derrotando
Sigma, até que ele acaba sendo atormentado por algo em sua cabeça enquanto em
seu cristal aparece um “W”, este é um vírus que Wily colocou em Zero,
provavelmente para ter total controle com ele, já que Bass não era lá tão fiel.
Sigma aproveita a oportunidade e acerta um soco no cristal
de Zero, quebrando e fazendo Zero desmaiar.
É neste momento que iniciamos tudo aquilo que vai fazer a
série X se desenrolar. O vírus que estava em Zero passa para Sigma, e o
transforma em Maverick. Enquanto Zero perde toda a sua memoria, ele é levado
para os Maverick Hunters e Dr.Cain o torna um Hunter A-Class.
A partir dai Zero passa a lutar ao lado de X e mais tarde
Axl, contra as ambições de Sigma.
No final da série X, ocorre a chamada Elf War, onde X e Zero
enfrentam um Reploid poderoso chamado Omega e o derrotam com um Final Strike.
Enquanto o que aconteceu com Axl permanece desconhecido.
Após a Elf War, Zero acaba se selando, provavelmente após
saber que o vírus que deu inicio a toda onda Maverick vinha dele mesmo.
E X cria a Neo Arcadia para todos os humanos viverem
pacificamente e depois sela a Mother Elf em seu corpo que permanece no topo de
Neo Arcadia, enquanto sua “alma” se transforma em um Cyber Elf.
Na série Zero, Zero acaba sendo despertado de seu sono por
Ciel e decide ajudar ela contra a resistência.
O grande problema que eu vejo a partir daqui é exatamente
uma segunda amnesia, Zero não se lembra dos acontecimentos da série X. Acho que
repetir a formula duas vezes com o mesmo personagem não da certo. É que nem o
Shiryu ficar cego toda santa saga.
De qualquer forma, mesmo não se lembrando de nada ele ajuda
a resistência contra Neo Arcadia e os Guardiãs, que eram Reploids criados a
partir do DNA de X.
É descoberto que o “X” que está cuidando de Neo Arcadia é
uma copia, que foi criada por Ciel visto que o verdadeiro está com o corpo
selado, e ele em forma de Cyber Elf ajuda a guiar Zero em sua jornada.
Zero derrota o Copy-X e mais tarde luta contra outro vilão
chamado Elpizo. Onde esse FDP desse vilão biba participou de uma cena que
demonstra todo o ódio que o Inafune tem pelo X. A polemica cena da destruição
do corpo do verdadeiro X, onde Elpizo ataca o corpo e Zero só fica parado
olhando. Preciso lembrar que o corpo do X é feito de Titanium-X? Pois é, mesmo
assim seu corpo foi destruído com apenas 1 golpe.
E agora o único sucessor do Mega Man original está preso em
sua forma de Cyber Elf para sempre.
Zero derrota Elpizo, que ao invés de ser morto, vira um
Cyber Elf, vai embora e fica por isso mesmo.
Mais tarde Zero se encontraria com Omega e Dr.Weil que
revelaria os acontecimentos da Elf War.
Zero enfrenta um Copy-X revivido e em seguida enfrenta Omega.
Weil revela que Omega possui o corpo original de Zero, em outras palavras...
Desde que a série Zero começou, estamos vendo um Zero em um corpo falso onde
somente a mente é verdadeira, foi toda essa explicação para que as habilidade
de Zero fossem resetadas.
Zero derrota Omega e destrói seu corpo original, aqui é a
ultima vez que vemos os Guardiãs e até mesmo X como Cyber Elf onde ele não
consegue mais ficar neste mundo e volta para o Cyber Espaço.
Ou seja, todo o elenco importante da historia não vai mais
aparecer por aqui. Então... Porque o Mega Man Zero 4?
Eu faço a mesma pergunta até hoje... Bom, a resposta mais
obvia é porque Weil sobreviveu então ainda temos um vilão a solta. Então, ok...
Mas para isso precisaria de um Plot para sustentar o jogo inteiro até o final,
cerreto?
Foi ai que erraram em tudo. Mega Man Zero 4 é um verdadeiro
vomito em jogo. Romance entre uma jornalista humana e um Reploid do lado do
Weil, Humanos de preconceito com o Reploids porque mataram o X(Eles não sabem
que o que eles estavam idolatrando era uma copia), temas ecologicamente
corretos... Tiraram os Guardians e o X para substituir em um Plot muito fraco e
você é obrigado a aguentar tudo isso até finalmente chegar até Weil e derrotar
o velho.
Temos uma frase final do Zero que é até engraçada, Zero diz
a Weil que ele não é um Herói, ele nunca pediu para ser reconhecido assim e que
ele só luta pelo que ele acredita. Mas se ele não estivesse com amnesia, a
resposta dele definitivamente não seria assim, ele não se importaria em ser
chamado de herói embora ele responderia com algo “Só estou fazendo meu
trabalho” e ele via ser Maverick Hunter, exatamente isso um trabalho dele, e se
ele não tivesse a OUTRA aminesia também, a opinião dele seria totalmente
inversa dos dois casos, visto que ele seria violento e destruiria tudo ferindo
até mesmo inocentes.
De qualquer forma, após derrotar Weil, Zero cai na atmosfera
da Terra e é morto sobrando apenas metade do capacete, o que deixou muita gente
furioso.
Vou ser sincero não odeio o Zero tanto quanto as pessoas
pensam, as vezes ele até chega a ser o meu segundo personagem favorito, mas
isso depende do meu humor. Porem, ele possui uma quantidade absurda de Fanboys,
muita gente puxa o saco e superestima o personagem como se ele fosse o mais poderoso
de todos, sem falar que o criador da franquia, Kaiji Inafune parece amar o
personagem mais que qualquer outro se esquecendo que Mega Man deveria ser a
estrela ali, não tem problema um protagonista diferente, mas Zero é muito
saturado pela empresa e pelo criador e isso não é só coisa minha, pelo que eu
cheguei a ler por ai Shigeru Miyamoto questionou as ações do Inafune, o fato
dele dar tanta chance para o Zero e esquecer do verdadeiro mascote, e olha que
eu nem vou com a cara do Miyamoto pois eu detesto Mario, mas tenho que
concordar com ele.
Masahiro Sakurai não faz muito tempo também, quando
perguntaram pra ele se ia ter Mega Man no novo Super Smash Bros. Ele respondeu
que adoraria, e que não tem planos para o Zero, pois ele não entende como um
personagem pode ser tão saturado e como uma empresa pode esquecer do próprio
mascote.
Não vejo problema em Zero ser adorado, mas vejo problema
quando o investimento em cima dele começa a ser exagerado e esquecem do que é
“Mega Man”, ele é o único protagonista que não é um, ele no Marvel VS Capcom 3
não pode representar por si mesmo a franquia inteira, Mega Man foi o único que
não teve de fato uma imagem representante digna ali, pois Zero é o Zero, um
cara que se envolveu numa historia onde tinham os Mega Men, mas não era um.
O mesmo caso acaba acontecendo com Tron Bonne, ela também é
bem saturada e é sempre jogada em todo tipo de Crossover. Porem o caso dela tem
bem menos sentido, pois a personagem é até menos popular que o Axl.
Antigamente as
crianças queriam ser protegidas pelos Super-Heróis. Hoje em dia elas querem SER
os heróis.
Lembro que li algo parecido em algum lugar, uma frase que
define a série ZX, que se passa um bom tempo depois da série Zero, fazendo
parte da linha principal.
Nos lendários guerreiros acabaram morrendo na série passada(Zero).
Agora o mundo está nas mãos desses dois: O garoto, Vent. E a garota, Aile.
Ambos são protagonistas do primeiro jogo da série ZX, e
embora você só possa jogar apenas com um em cada save, os dois personagens
co-existem como é mostrado nos comerciais do jogo.
Enquanto Vent é um garoto gentil e determinado , mas também temerária, de cabeça quente, e facilmente volátil.
A
Aile acaba sendo uma pessoa mais compreensiva com os outros e um pouco mais
compassiva que Vent.
Ambos
são garotos que perderam a Mãe em um incidente no passado, porem, não há
qualquer prova que tenham algum parentesco entre si.
Eles
trabalham para Giro entregando encomedas e um dia acabam sendo atacados por
Mavericks e no meio da confusão encontram Guardians, uma força especial na
série ZX, liderados por Praire.
Na
encomenda que estavam para ntregar para os Guardians estava um Biometal,
artefatos pequenos que guardam a exssencia, a “data”, de um Reploid ou um
Humano e possuem consciencia propria.
O
que encontraram foi o Biometal X, este representa exatamente o Mega Man X.
Vent
e Aile possuiam o DNA compativel com o Biometal e assim podiam usar ele e obter
o “Model X”, utilizando uma armadura parecida com a do X e usando a habilidade
de Buster dele. Aqui neste tempo, o termo “Mega Man” é usado para todos os
escolhidos pelos Biometals,Vent e Aile mais pra frente farão a combinação usando
Model ZX, portanto Mega Man ZX. Ou seja,eles são chamados de Mega Man por um
motivo distinto do Classico e do X, não tem nada a ver com o Dr.Light no meio,
os Biometals foram construidos pela Ciel provavelmente se baseando na formação
do Bometal W que é uma consequencia da fusão do Dr.Weil e o canhão Ragnarok, ou
seja, são Mega Man de sucessão indireta.
Após
descobrirem que o usuario do Model Z(Representa o Zero) era o chefe deles,
Giro, os dois tentam juntos trabalhar para derrotar os Mavericks e acabam
descobrindo os planos do Maligno Serpent, presidente da Slither Inc. Que se
especializa em escavação de tecnilogia antiga, mas esse acabou se corrompendo
para o Biometal W(Representando Dr.Weil). Serpent acaba controlando Giro que o
força a enfrentar Vent e Aile, depois de uma luta intença, Giro acaba falecendo
deixando o Biometal Z para traz que fica na posse de Vent e Aile, usando o
Biometal X e Z ao mesmo tempo, eles são capazes de se transformar no Model ZX,
e é aqui que eu fico mais puto. Model X é um model praticamente identico ao X
porem, você só pode usar ele apenas no inicio, quando consegue o ZX, não pode
mais usar o X. ZX possui tudo de Zero na série Zero e nada de X, é aquele mesmo
esquema, Sabre e a pitolinha no lugar do Buster, o cabelão loiro e etc.
O
que me faz pensar, se era coerente o Inafune demonstrar tão claramente o pouco
caso dele com o X. Você ainda pode usar o Model X se você zerar com Vent e
Aile(Ou seja 2 saves) na dificuldade normal ou maior e depois começar um novo
jogo. Porem, isso só demonstra que o so do Model X após obter o ZX não é algo
canon, e o Model X fica tão extra como o Model OX(representa o Omega no corpo
original do Zero) nesse jogo.
Bom,
Vent e Aile começam a derrotar os Pseudroids e conseguindo os outros Biometal:
H(Harphuia), L(Leviathan), F(Fefnir) e P(Phantom). Assim podendo fazer uso do
Model HX, LX, FX, PX. O “X” é porque o Biometal X é o unico que Vent e Aile
podem usar naturalmente então mesmo que o Model X não seja mais usado, ele
ainda é preciso estar sendo usado junto de outro Biometal, para os garotos
terem acesso a outros Model que tem tudo dos personagens representantes mas
praticamente nada de X.
Após
isso eles enfrentam Serpent e detem seus planos.
Eu
gosto bastante dessas crianças, principalmente por serem os escolhidos do
Biometal X. Mas pqp Inafune! Joga o Model X fora para fazer todo o resto do
jogo ser “mais um jogo de você jogando com o Zero”, isso já virou paranoia! Não
me impressiona o criador daquele encanador superestimado ter te dado um puxão
de orelha.
Entre
Vent e Aile já deve imaginar que eu prefiro o Vent, pois ele me lembra muito
mais um sucessor do X(Falando de um outro modo, sem ser da classificação) do
que a Aile. Sério, se um dia eu visse uma fanart do X com o Vent passando a
mensagem “It’s Your Turn!” eu acharia muito foda. Mas a Aile existe para
equilibrar as coisas, acredito que se Vent fosse impulsivo Aile seria o cerebro
ali.
Porem,
é um turno não muito longo. Vocês logo vão entender o porque...
Há Inafune... Se
existe algo que muita gente gosta no seu estilo de fazer um Game é justamente,
querer quebrar os clichês de vez em quando.
E bom, ainda
estamos na mesma Saga, a ZX, este é o segundo jogo dela. Porem, como eu disse,
o turno de Vent e Aile não durariam tanto. Pois tivemos mudança de
protagonistas em uma mesma saga. Tivemos algo parecido na série X, com o X7
sendo protagonizado pelo Axl, porem isso era algo temporario. Já aqui não,
embora Capcom não lançou e provavelmente nunca vai lançar a ultima parte dessa
saga(Que terminou com um final secreto para o proximo jogo), Vent e Aile não parece que vão voltar a
protagonizar esta saga.
Aqui em ZX
Advent, os novos protgonistas são o Reploid Grey e a humana Ashe. Usuarios de
Biometal também e Mega Man indiretos.
Grey é um Reploid
criado para ser o novo corpo de Albert(Vilão desse jogo), o que o faz ser
compativel com o Biometal A, e acabou escapando do laboratorio que estava. Sua
personalidade é moldada de acordo com o passar do game, ele foi salvo por
pessoas que não conhecia e se inspirou neste ato de bondade para fazer o mesmo
para os outros, mesmo que sejam inimigos. Ele também é aconselhado por Aile em
deixar o passado para tráz e fazer o seu próprio futuro(Sim, os antigos
protagonistas aparecem aqui. Crescidos e com cabelão.). Como Grey não tem
experiencia em interagir com os outros ele pode parecer um pouco rude. Embora
ele tenha sido escolhido pelo Model A, ele lembra mais o X/Model X devido ao
fato de que ambos acreditam que não deve haver razão para salvar pessoas
inocentes. Ele não sorri o jogo inteiro, exceto no final.
Ashe é uma
Hunter, decendente de Albert(O vilão do jogo de novo), o que a faz ser
compativel com o Biometal A. Ela é uma garota bem mal-humarada e ambiciosa,
querendo deixar sua marca na história. Ela nunca deixa outra pessoa levar o credito
por seu trabalho. Ela é atormentada pelos misterios de sua origem, visto a
falta de informação sobre ela no banco de dados. Isso foi um choque pra ela,
deixando um vazio dentro da garota.
Embora raramente
demonstre, Ashe é muito compassiva e fará tudo o que puder para ajudar aqueles
em necessidade, mesmo se eles são inimigos.
Grey e Ashe são
escolhidos(Ou pelo menos compativeis) com o Biometal A.
Algo que deixa
muita gente confusa é a ligação entre o Biometal A e o personagem Axl na série
X. Afinal, já temos Biometal referente ao X e ao Zero.
Bom, Biometal A
possui toda a personalidade irritante do Axl, como Model A ele da todas as
habilidades notaveis de Axl: Pistolas e copiar o DNA do inimigo.
Afinal, ele é ou
não é o Biometal Axl?
Bom, não é tão
complicado. Não, ele não é o Biometal Axl, mas ele foi baseado no personagem.
Como assim?
Na historia do
jogo o Biometal A, vem de Albert, o vilão do jogo. Um Biometal baseado nele
mesmo, por isso que um Reploid destinado a ser seu novo corpo ou uma decendente
é capaz de usar o Biometal.
Mas a Capcom de
fato criou o Biometal A e seu Model em cima do personagem Axl. Afinal, Axl
fazia parte do trio protagonista na série X, porem, ele não foi sequer citado 1
vez na série Zero. Então, em ZX, para os fãs desse personagem, esse Biometal
foi criado.
O motivo para não
terem feito de uma vez o Biometal A ser logo o “Axl” é justamente sua falta de
participação nos eventos da série Zero. Ele não participou da batalha final
entre Zero e Weil no canhão raganarok e Ciel que criou a maioria dos Biometal
baseando-se em X, Zero e Guardians, não demonstrou ter qualquer conhecimento
sobre Axl, já que somente X e Zero eram conhecidos como lendarios.
Bom, Grey e Ashe
entram nessa aventura enfrentando novos escolhidos que usam o Biometal, um para
o H, outro para o F, outro para o L e outro para o P.
O ruim disso tudo
é que quem usa o Model L(Leviathan) é um garoto, e quem usa o Model F(Fefnir) é
uma garota. Isso me deixou profundamente chocado.
E por fim
enfrentam o maligno Albert e o derrota.
Lembrando que
Albert é usuario de todas as peças do Model W reunidas formando Ouroboros,
chamado também de “The ultimate Mega Man” e muitos acham que esse é o Mega
Man mais poderoso de todos. Mas vamos lembrar que ele estava se referindo apenas aos usuários de Biometal
que são chamados de “Mega man”, ele não se referia aos Mega Man que já existiram
e que viriam a existir, era só a “Tchurminha” dos Biometal Users.
E bom, o bem vence o male e espanta o vendaval, terminando
assim ZX Advent, porem, se você zerar esse jogo no nível Hard(Dificil) terá um
final secreto, revelando o próximo vilão: Thomas.
Ou seja, era a ponte para o próximo jogo, mas assim como a
série X que teve o X8 com o seu final com o misterioso brilho no cristal do
Axl, foi um final secreto que foi deixado ali e fim. A Capcom não continuou.
Mas teve sim um momento que a Capcom mencionou um numero de
vendas esperado do ZX Advent e caso atingisse esse numero eles fariam
imediatamente o 3
º jogo. O numero não foi atingido, mas isso deveria
influenciar somente em questão de prioridade... Se atingisse o numero, eles
fariam de imediato, do contrario, deixariam para mais tarde. E acredite... Já é
BEM tarde. O jogo é de 2007.
E chegamos até o extremo da linha principal! Este Megaman é
o ultimo cronologicamente se passando na época de 50XX.
Na série Legends temos uma queda abismal de evolução e
tecnologia, pois todos o mundo sofreu com desastres naturais, todos os humanos
foram extintos, sendo substituídos por copias idênticas da raça, chamados
Carbons. Essa substituição que deu a
Terra mais uma chance de ser um planeta povoado, foi graças a Elysium, um mundo
“perfeito” que está flutuando na orbita da Terra. Ali vivem Master, o ultimo
humano “puro” vivo, Mega Man Trigger(Volnutt), Sera(A unidade mãe de Elysium) e
outras unidades.
Os
humanos antigos que criaram e viveram em Elysium não estavam
sujeitos à doença de
envelhecimento, ou fome, graças à sua tecnologia avançada. No entanto, em algum momento, todos os humanos originais morreram ou desapareceram
devido a circunstâncias desconhecidas,
para salvar o Master.
O
proprio Master, viveu em Elysium por 3.000 anos antes de finalmente retornar a
Terra e perecendo.
A
Biblioteca em Elysium contem cópias de sua informação genetica.
Os
sistemas em Elysium foram mantidos por Sera e Yuna, que juntas, construiram o
Mother Computer de Elysium. Outras unidades androides foram criadas, incluindo
a unidade burocrática Mega Man Juno e Unidade de Purificação(No Japão, são
conhecidos como Maverick Hunters... hum...) Mega ManTrigger(Volnutt).
Em
outras palavras “Mega Man” era o nome dado a certas unidades de Elysium, assim
como usuarios de Biometal, isso acaba tornando eles Mega Man Indiretos.
Elysium é essencialmente uma colônia espacial que orbita a Terra.
Aparentemente
é grande
o suficiente para que ele possa ser
visto a partir da Terra como uma lua.
Master pediu a
Mega Man para que ele pudesse descer até a Terra e ver como vivia as “Pessoas
Artificiais”(Carbon).
Ali, Master viu
como os Carbon eram felizes, mesmo com doenças e velhices, enquanto ele, estava
vivo e infeliz para sempre no luxo e no perfeito Elysium.
Percebendo que o
sistema mestre em Elysium foi extinto e só serviu para tornar a vida dos
Carbons mais dificeis através de protocolos burocráticos inúteis(como o
Programa de reinicialização de Carbons) ele confiou a Mega man Trigger(Sua
unidade favorita e companheiro de longa data) para destruir o sistema mestre e
fazer as coisas funcionarem corretamente. Ele deu a Trigger um amuleto de boa
sorte antes de morrer, que continua seu codigo genetico, dizendo que se usa-lo,
ninguem pode prejudicá-lo.
Após a morte de
Master, Trigger tentou cumprir seu desejo. As unidades do sistema tentaram
parar Trigger, pensando que ele se tornou uma unidade aberrante.
Com o tempo,
Yuna(Unidade Mãe da Terra) decidiu tomar uma posição neutra, nem ajudando e nem
lutando contra Trigger. Frustada com a decisão de Yuna, Sera(Unidade Mãe de
Elysium), viajou para a Terra para parar Mega Man, e os dois lutaram entre si.
O corpo original de Trigger foi praticamente destruido na luta, e todos os seus
parâmetros tiveram que ser redefinidas para se curar(semelhante à
formatação de um disco rígido), transformando-o em um bebê sem
qualquer memoria do passado. Para evitar que sua memoria fosse dizimada e ter a
certeza de que Sera nunca iria encontrar o código genetico do Master, Trigger
transferiu seus arquivos de dados essenciais ao Data(Um pequeno Robô Macaco,
que lembra bastante um Rato). Yuna aproveitou a oportunidade para selar Mega
Man e Data em Nino Island e selar Sera em Forbidden Island onde permaneceram
por um longo periodo.
Vários anos
depois, Barrell Caskett estava pesquisando as ruinas em Nino Island sem a
permissão dos Guildmaster e encontrou um objeto em forma de diamente perto da
entrada. Quando ele tocou o objeto, o dimante derreteu e acordou Mega Man e
Data de sua animação suspensa. Como Barrell invadiu a ruina sem permissão, ele
não podia revelar onde havia encontrado, então ele pegou os dois sob seus
cuidados. A Neta de Barrell, Roll Cascket(Sim, o nome é uma coincidencia)
insistiu em nomear o bebê com o nome de seu personagem favorito de Video Game,
e assim o Bebê se chamou Mega Man Voltnutt.
Este parte “Personagem
favorito de Video Game” fez muita gente pensar quea série Legends fosse parte
de um universo paralelo distinto das duas linhas, pois seria muita coincidencia
um herói(Mega Man Classico) que foi esquecido na série X, virar um personagem
de video game quase séculos depois em uma população onde a historia do planeta
foi resetada.
Porem mais tarde
a Capcom viria a confirmar quea série faz parte da linha principal se passando
no ano de 50XX. Alem de que essa fala é da versão americana, na japonesa
Barrell nomeia o Bebê de Rock para fazer um trocadilho com Roll.
Mega Man foi
criado como neto adotivo de Barrell e quando ficou mais velho, ele embarcou na
vida de Digger(Um explorador de ruinas antigas que no caso, são antigos
laboratorios do passado que afundaram com os desastres) em busca de Refractors
e outros recursos para a família Caskett e é claro, derrotando Reaverbots em
suas muitas aventuras.
Em suas aventuras
Mega Man acaba conhecendo e enfrentando a família Bonne, uma familia de piratas
aereos que roubam tesouros de Diggers e ruinas. É daqui que vem a personagem
Tron Bonne, a personagem tão saturada quanto Zero por motivos desconhecidos
visto que ela não possui tanta popularidade comparada a outros personagens.
Também acaba
tendo que deter Mega Man Juno que planeja eliminar todos de Kattelox Island.
Mais a frente
Sera acaba voltando após seu selamento e Mega Man mais uma vez é envolvido em
sua historia passada, e finalmente derrotando Sera de uma vez por todas.
Volnutt é bem
similar ao Mega Man Classico e X. Ele não gosta de lutar e só faz isso como
ultimo recurso. Porem, possui um interesse por aventuras um pouco maior que os
outros dois que são mais pacifistas. Realmente tendo interesse em explorar
ruinas e encontrar tesouros.
Se preocupa muito
com Roll e faz de tudo para mante-la feliz, especialmente quando ela está
desesperada sobre os seus Pais.
Roll Caskett
também se preocupa com Volnutt, ao ponto de afirmar em seu diario que
secretamente o ama.
Legends é aquela
série que inicialmente todos subestimam e mais tarde demonstra todo o seu
potencial. Quando esta saga começou, ela foi a mais criticada por se afastar
radicalmente do estilo Platformer que Mega Man vinha tendo até então.
Porem, conforme o
tempo foi passando, jogadores foram se simpatizando e aceitando ela. Ao ponto
de Mega Man Legends 3 ser o jogo mais pedido pelos fãs do Blue Bomber perdendo
apenas para Mega Man X9.
Legends também é
apontado como a saga favorita de Inafune e a que ele mais se divertiu fazendo.
Este realmente apoiava a criação do Legends 3, que era um dos seus sonhos.
Em 29 de Setembro
de 2010, Mega Man Legends 3 foi anunciado, fazendo parte do “Combo” de
novidades de Mega Man junto de Mega Man Universe e Mega Man Online.
Porem tivemos a
triste noticia da saida de Inafune da empresa, o mesmo estava insatisfeito como
a empresa andava e não aguentaria ficar mais tempo nem para terminar o Legends
3.
Capcom continuou
algum tempo com a produção do jogo, porem começou a onda de cancelamentos
começando com Mega Man Universe.
18 de Julho de
2011 tivemos a triste noticia de que Mega Man Legends 3 foi cancelado, mostrando o quão infantil a
Capcom estava se comportando por causa da saida de um funcionario.
Mega Man Online
só não foi cancelado pois existe outra empresa do meio e por questão de
contrato, não é de decisão da Capcom cancelar esse jogo ou não.
Se você chegasse
para mim e perguntasse “Qual série você acha que teria chance de ultrapassar a
X?”. Eu diria, é a Legends.
Se Legends
tivesse sido investida como foi com a Classica, X, Zero e EXE. Teriamos talvez,
a melhor saga da franquia. A idéia do jogo é incrivel, você realmente entra na
aventura e VIDA do Herói, é uma verdadeira exploração.
A história, as
cenas... Parece que você está assistindo um anime e ao mesmo tempo jogando. E
claro... Não é algo que eu gosto, mas se é de seu interesse, até Fanservice tem
em Legends. Com Sera saindo do selamento totalmente nua(E você pode usar codigo
de Game Shark para mexer a camera no meio da cena e ver bem mais que as nadegas
da garota), ela sem roupa também é encontrada no Debug Room do jogo. Um Mega
Man entrando no banheiro e encontrando Roll ali sem querer, ou até mesmo
explodindo o Robô de Tron Bonne e a explosão desintegrar toda a roupa dela.
Mas o importante
desse jogo é a liberdade que se tem, andando pelos mapas, entrando nas casas,
podendo pegar animais ou objetos e até jogar e chutar eles.
Você pode equipar
diversas armas em Volnutt, comprar diversos itens para decorar o seu quarto ou
dar para Roll para agradar a garota no maior Data Sim Style.
É uma liberdade
gritante que se duvidar supera até Kingdom Hearts.
Milhares de inimigos
com caracteristicas unicas, não estão ali simplesmente para te atacar e tirar
sua vida, tem até mesmo um Reaverbot Peixe pacifico que você pode pular em cima
dele e usar como transporte, mas pode atacar ele também e este quando estiver
quase morrendo vai soltar bolas de eletricidade como ultima chance de
sobreviver, é interessante isso.
O jogo tem
detalhes, coisas escondidas que você pode ter jogado milhares de vezes e nunca
ter percebido. Castlevania Symphony of the Night é meio assim, você joga a anos
mas ainda encontra coisas novas dentro do jogo. Talvez em um legends atual não
teriamos isso, pois os games são mais polidos, diretos, talvez tenha um Easter
Egg ou outro mas nada dificil de achar. Talvez por isso muitos games de PS1 são
especiais, tem graficos fracos se comparado com os atuais, mas justamente por
serem fracos tem “espaço” de sobra para colocar coisinhas curiosas aqui e ali,
para que os jogadores encontrem mesmo que sem querer e que isso continue
acontecendo por um longo tempo.
Em Legends você
vai ver muita referencia a série classica e X. Principalmente a arma dos “lendarios”:
X-Buster e Z-Saber.
As outras séries
não são citadas justamente porque Legends foi lançado em uma epoca que só
existia a série Classica e X.
Porem como eu
disse lá atrás, Legends mesmo que antigo, ainda é prematuro se comparado com a
X ou a Classica. Teve apenas 2 jogos, MUITO bem feito, mas não o suficiente
para superar aquelas duas.
Legends é o que e
chamo de um Reboot verdadeiro. Barrell cumpre o papel como um “Dr.Light”. Temos
uma dupla Rock e Roll. O mundo em si foi resetado, praticamente toda a historia
que o mundo passou foi apagada, porem, ainda há influencias dela. Acho que esse
é o tipo de Reboot certo, um Reboot que tenta começar tudo novamente a partir
de um ponto na linha, mas que não tenta “apagar” as coisas que já passaram.
Sonic 06, mesmo com as criticas constantes meio que segue essa logica, eles
tentaram começar uma nova linha de aventuras do Sonic SEM jogar fora tudo o que
foi feito, as aventuras antigas ainda estavam valendo, só iriam iniciar um novo
estilo nas aventuras dele. Acho isso melhor que um Castlevania Lord of Shadows
ou o novo DMC que tenta apagar tudo e reescrever do 0.
Um dia espero que
a Capcom veja o que eles desperdiçaram e de finalmente uma luz para essa série,
porque toda vez que eu jogo Legends 2, eu vejo uma Capcom como ela deveria ser,
e não como ela é atualmente.
Agora vamos pegar
nossa Tardis, sair da linha principal e vamos viajar para uma outra dimensão,
vamos para a linha paralela.
A série EXE ou
Battle Network é a primeira série da linha paralela. Inafune a criou no intuito
de se divertir com o filho dele criando um Jogo. Não sei exatamente o que ele
quis dizer com isso, afinal, o filho dele nem deve entender de programação de
jogo, mas enfim...
Você certamente
já viu esse Mega Man, mesmo não conhecendo a franquia. A não ser que você seja
um pobretão que só tenha TV Aberta, você certamente já viu ele na TV em um
anime que passava na Jetix(Atual Disney XD).
A série EXE é o
que podemos chamar de... Pokémon da franquia, e não, eu não estou falando deles
usarem os personagens conhecidos como bichinhos para luta. Me refiro mais a
consequencia do anime. Em Pokémon muita gente conheceu pelo anime, aqueles que
não se aprofundaram na franquia, acham que todo protagonista de Game(Ou pelo
menos o primeiro) é o Ash e que tudo no universo Pokémon se resume ao anime, e
que o Game é só um extra.
Sendo que na
realidade, o game veio primeiro, o game é a parte principal da franquia, o
primeiro protagonista do Game se chama Red e não Ash e ele não perde ligas, Ash
não é o Red e só compartilham o design em comum, o anime é só um Marketing que
tem como justificativa chamar novos fãs para a franquia para que possam comprar
mais games. Acabei de destruir sua infancia?
Algo parecido
aconteceu, a Capcom teve idéia de investir pesado em cima da série EXE, lançado
milhares de produtos e até um anime de diversas temporadas(Enquanto a série X
só teve 1 OVA e a Classica 3 OVAs e um desenhos americano). O anime veio no
ocidente com o nome de Mega Man NT Warriors, muitas pessoas novas acabaram
conhecendo “Mega Man” por esse anime, e por falta de um investimento igualado
em midia para as outras séries, muita gente só conheceu ela, e começou a achar
que Mega Man se resumia nela.
Uma vez quando eu
estava viajando, fui num local jogar no PS2 pagando 1,50 por hora. Dois garotos
estavam jogando Mega Man X8, eles chamavam o Zero de Protoman(Um erro comum
até, porem, eles se referiam ao Protoman.EXE nesse caso) e o X de Mega Man(Não
estaria errado... Se não fosse por verem ele como o EXE) e em Mega Man X8
existe uma função que você usa um ataque em dupla com os personagens, os
garotos chamaram aquilo de... Programa Avançado...
Para quem não
sabe, Programa Avançado é um ataque poderoso que se consegue fazendo um combo
de 3 Chips na série EXE, no anime principalmente isso aparece(Mas bem mais
Hypado do que deveria).
Isso não é um
caso raro, acreditem. É uma caracteristica tipica do Ser Humano que fica
satisfeito com apenas aquilo que ele viu, sem questionar se é realmente “só
aquilo” ou não.
Bom... Se você é
um desses e até mesmo pulou todos os protagonistas acima só para chegar nesse.
Pelo menos leu isso e já deve ter entendido sua situação.
Agora que tudo
foi deixado claro posso falar mais sobre esse personagem e sua série.
Voltamos para o
ano de 20XX, mesma epoca da série classica porem em uma outra linha do tempo. A
internet acabou se desenvolvendo mais que a Robotica e ao inves de termos Robôs
poderosos e falantes, temos os NetNavis, seres virtuais que possuem inumeras habilidades.
Na série EXE você
encontra versães alternativas de vários personagens conhecidos, não se
limitando a série Classica, temos X e Legends também presente aqui.
Como alternativos
da classica temos Mega Man.EXE, Roll.EXE, Guts Man.EXE, Proto Man.EXE,
Bass.EXE, Ice Man.EXE, Rush.EXE e outros...
Alternativos da
série X temos Zero.EXE, Iris.EXE e até Colonel.EXE. Porem, não temos um X.EXE
porque, né... Inafune.
De Legends acho
que só temos o Glide.EXE
Claro, os humanos
também possuem suas versões alternativas. Como o cientistas Tadashi Hikari que
é uma versão alternativa de Dr.Light. E claro, um Wily anternativo que também é
vilão por aqui.
Outros como uma
versão alternativa do Dr.Cossak e Dr.Cain(Mais motivo pra ter um X.EXE) também
dão as caras nesse saga.
O sobrenome “Hikari”
significa Luz em Japonês, assim como o sobrenome Light, significa Luz em
Inglês.
Neste universo
Tadashi Hikari teve um filho chamado Yuichiro Hikari, mas nunca viveu para ver
o seu neto, Lan Hikari.
Mega Man.EXE é um
NetNavi unico no fato de que ele é o resultado final do projeto Navi, um
experimento realizado por todos os SciLab e liderados por Yuichiro Hikari. O
projeto Navi foi projetado com sucesso, a idéia de colocar o DNA e a alma de um
ser humano em um NetNavi.
O processo levou
os dados do NatiNavi a se adaptar em qualquer situação. Yuichiro só foi capaz
de criar 95% do projeto real, não mais que isso quando ele e sua esposa tiveram
dois filhos: os gêmeos Lan e Hub. Hub foi rapidamente diagnosticado com HBD e
morreu logo após o nascimento.
Para manter a
alma de Hub vivo, o Sr.Hikari decidiu usar o DNA do Bebê para criar Mega
Man.EXE e deu o Navi ao Lan.
Como Hub e Lan
eram gêmeos identicos, Lan e Mega Man.EXE desenvolveram um vínculo fraternal
aperfeiçoando o projeto Navi de Yuichiro. No entando, podia-se supor que, se o
DNA exato de Hub estava sendo utilizado, teriamos o efeito “Link Twin”, e
qualquer tipo de recepção dos sentidos de Lan ou Hub afetaria o outro pela
sincronização das ondas cerebrais , bem como uma sincronia total.
Com isso, o
Dr.Hikari modificou o DNA de Hub em 0,001%(este presume ser a cor dos olhos,
apesar de serem identicos, possuem cor dos olhos diferentes). Este 0,001% restante
foi programado no Hub.BAT, se alguma vez, a necessidade de repor o DNA de Hub
para o original fosse necessario.
Por um poder
suficiente de canalização, Mega Man.EXE pode se transformar em uma versão
holografica de Hub.
Embora nunca
tenha sido mostrado lutando em Battle Network 5, o Hub Style em Battle Network
2 demonstra ser muito poderoso, capaz de derrotar vilões como Nebula Grey com
apenas um aceno das mãos, não pode ser corrompido por Dark Chips e ganha um
Navi Costumizes que não possui falhas.
Sua unica
desvantagem é que ele perde todas as transformações possiveis e o Mega Buster, que provavelmente não é
necessario.
Esta forma é provavelmente
ainda mais forte que alguns NetNavis poderosos como Bass.EXE, Slur, Duo.EXE, ou
até os Super Cyberbeasts.
Diferentemente da
maioria dos personagens que precisam de alimentação completa para acessar seus
poderes, se ele tem poder suficiente, ele pode temporariamente abrir mão de
seus poderes para fazer coisas ultrajantes como selar as Cyber Beaster,
controlar a influencia dos DarkChips, e usando Doubel Soul com Bass tomando
total controle ao inves de uma auto-destruição.
Durante todo o
jogo, Mega Man.EXE é usado por Lan para NetBattle e comunicar com seus outros
amigos NetNavis. Alem é claro, deter o plano maligno de certos vilões como
Wily, Sean e Regal.
Mega Man.EXE
possui várias formas, ultrapassando até o numero de armaduras de X. Embora um
sistema interessante, meio que é prejudicado por causa do sistema de batalha do
jogo que eu acho muito limitado, embora, divertido.
Mega Man.EXE
costuma ser certinho sempre aconselhando Lan a fazer o dever de casa e dando
alguma lição de moral.
A série EXE da um
ar novo a franquia, é outro universo, outra regra... Embora usar Mega Man.EXE e
Roll.EXE pode ser um pouco tenso, visto que suas versões no universo original
são irmãos.
O anime não
garante um entendimento rapido sobre a historia da saga, pois em certo momento
a historia se tornando totalmente diferente do Game. O anime acaba tendo varios
furos e contradições alem de coisas que não existem no Game como o Cross
Fusion, Princess Pride e Raika serem um casal, Comandante Beef, aquela NetNavi
Pop feita totalmente em 3D e outras coisas.
A ordem de “final
boss” é diferente, sendo que alguns vilões do Game não foram colocados no
anime.
Game: Life
Virus(BN1), Life Viruz R(Transmission), Bass.EXE/Bug
Beast(BN2), Alpha(BN3), Duo.EXE(BN4), Nebula Grey(BN5), Falzar e
Gregar(BN5)
Anime: Pharaohman(Anime
1ª Temp), Bug Beast(Anime 2ª temp), Laserman(Axess), Duo.EXE(Steam), Nebula
Grey(Filme), Gregar e Falzar(Beast), Zero.EXE(Beast +)
Como pode ver, na
primeira temporada, no lugar do Life Virus, foi colocado Pharaohman.EXE como o
final boss, sendo que este é apenas um extra boss no game, claro ficou legal,
mas Life Virus foi movido para um vilão random que aparece em apenas 1
episódio.
Na segunda
temporada temos o mesmo final boss do game, porem, de maneira diferente. No
Game Sean controlava Bass.EXE(Que é um navi criado por Cossak e teve varios
clones um deles foi uma tentativa de copia do Gregar) que logo se transformaria
no Bug Beast. No anime, Sean e Cossak não existem, Bass.EXE é posto como uma “reencarnação”
do Pharaohman enquanto o Bug Beast é posto como um virus feito de dados do
Pharaohman, isso cria um furo feio na historia quando Gregar aparece e é quase
identico ao Bug Beast.
Alpha o 3º final
Boss do Game nem mesmo aparece no anime.Enquanto no anime em Axess temos o
Laserman como Final Boss, sendo que Laserman no Game é apenas um Boss comum.
Duo.EXE , Neula
Grey e as Cyber Beasts estão “ok” com o Game embora, meio desincronizados em
questão de linha de tempo.
A luta contra Zero.EXE
foi posto como a ultima luta no anime, sendo que no Game e passa entre os 2
primeiros games e Game Boy Advance. Mas claro, existe um motivo para isso, o
anime tentou fazer uma versão “EXE” da tão falanda batalha final entre Mega Man
Classico e Zero.
Porem, ignorando
erros e furos, o anime é bem divertido de se assistir, só não e um exemplo de “fidelidade”.
O Game é divertido pra quem curte o estilo, mas quem não aguenta batalhas aleatorias
no mapa e varias quests e puzzles pode não pegar muita simpatia com o game.
Continuanos na
linha paralela, anos depois da série EXE. Estamos no ano de 220X. E com esse
ano, então finalmente teriamos um X.EXE? É...............Não. Porque? Porque
Inafune não quis.
Enfim, estamos em
uma epoca em que parece que o Ser Humano aprendeu a usar ondas de uma maneira
mais pratica que uma internet.
O protagonista
aqui é Geo Stelar(Hoshikawa Subaru), um garoto depressivo por causa do
desaparecimento de seu Pai.
Uma bela noite
enquanto ele olhava as estrelas, ele é atingido por uma “estrela cadente” que
na realidade era um alien chamado Omega-Xis(War Rock).
Embora
inicialmente não se deem muito bem, os dois unem forças e Omega-Xis da poder a
Geo para se transformar no novo Mega Man, também conhecido como Shooting Star
Mega Man.
Em suas aventuras
Geo vai aprendendo a deixar de lado a depressão e acaba fazendo amigos, alem de
enfrentar forças do mal como os Aliens FM-ians, Dr.Vegas e King.
Star Force
continua com o mesmo estilo da série EXE, porem, com o sistema de batalha desta
vez com uma visão de “frente” com o cenario e inimigos em 3D.
Continua com um
estilo mais “light” e infantil caracteristico da linha paralela porem, mais
sério que a série EXE.
Também ganhou um
anime porem menos investido que o EXE,
com episódio de 10 minutos que geralmente passavam em horario comercial
Japonês. O anime contou a historia dos 2 primeiros games, mas claro, com
diversas modificações nitidas comparada a historia do Game, pordem um pouco
mais fiel.
Uma mudança
notavel é a importancia de Signus Wing no anime, sendo que no game ele é apenas
um segundo Boss.
Enquanto o FM
King Cepheus é o principal antagonista de Star Force 1 que estava por traz do
uso de Andromeda, no anime ele se tornou bondoso antes do final e no fim ajudou
Geo e Omega-Xis, sendo Gemini Spark o antagonista a usar o Andromeda.
Infelizmente,
nunca foi feito anime para o 3º jogo, e com a saida do Inafune e o pouco caso
da Capcom, nunca será feito.
Star Force é uma
saga que eu particularmente acho melhor e mais divertida que a EXE, embora o
elenco não seja tão impressionante quanto o antecessor.
Porem, se você
não foi com a cara do EXE por causa do estilo diferente da linha principal,
então é muito pouco provavel que você simpatize com esse também. Mas vale a
pena dar uma chance a essa saga com toda a certeza.
Finalmente
chegamos no ultimo!
Em 2012, a
franquia comemora 25 anos de vida. E com isso foi anunciado finalmente um
Crossover com todos os protagonistas da franquia em um game chamado Mega Man
Xover.
Porem, esperar
por um Sonic Generations da vida acaba sendo inutil, pois estamos falando da
Capcom. Inafune saiu da empresa, e ela com certeza vai nos decepcionar.
E isto é certo, o
jogo será um social rpg com graficos meia boca e será para iOS 4 e outros
iPhones, celulares da vida.
Em outras
palavras, 25 anos de existencia do mascote da propria empresa significa
porcaria nenhuma, porque eles querem fazer qualquer coisa e fica por isso
mesmo.
Mas ok, vamos
deixar nossa raiva de lado e falar sobre o jogo e seu protagonista:
Vários Megaman(E Zero) ficaram presos nas fendas temporais
graças às estripulias de varios vilões de séries diferentes, como Dr. Wily e
Sigma. Em resposta, Dr. Light e Dr. Cossack criam esse novo robô, um
"modelo de produção", e espalham vários desses robôs pra tentar
acabar com a farra. Usando como fonte de poder a "Memória de
Batalha", esses robôs possuem infinita capacidade de transformações. A
partir disso, pode-se criar o seu próprio Megaman usando esse novo robô como
template. E pra isso, será possível recorrer à ajuda de outros jogadores.
Algo bem
aleatorio apenas como desculpa para reunir todos os protagonistas, mas se fosse
mais bem polido a historia e melhor desenvolvido colocando o jogo em um
console e tendo varias cenas, poderiamos ter um jogo epico.
Agora sobre o novo protagonista que se junta a essa turma,
inicialmente especulava-se que seu nome era Xover exatamente o do título, mas
finalmente é revelado, seu nome é Over-1! Nome mais random que esse não
existe... Ok, existe.
Ele faz parte da mesma linha do Mega Man Classico e X, sendo
finalmente o terceiro Mega Man de sucessão direta, embora tenha dedo do Cossak
no meio também. Por isso seu Design é muito mais voltado para o X e o Classico
do que para os outros.
Falando mais sobre o nosso novo amigo Over-1:
Como você sabe, OVER-1 é um robô criado em uma colaboração
entre o Dr. Light e Dr. Cossak, a fim de salvar o Crossover World que tornou-se
ameaçado pelo Dr. Wily, Sigma e outras forças do mal agora a cooperar juntos. Originalmente,
OVER-1 foi um Reploid sem capacidades de batalha para falar. No entanto,
tem a habilidade especial para equipar "Battle Memory", que pode
mudar suas habilidades e desencadear potencialidades insondáveis.
Se eu entendi direito, embora possamos apontar OVER-1 como o
protagonista de toda essa mistura, ele nada mais é que um modelo para produção,
ou seja, existem vários dele e todos são customizados. Também parece sua
personalidade será tão profunda quanto a de um simples mechaniloid... Céus, a
Capcom vai desperdiçar esse personagem.
Agradecimento ao grande Boneco de neve Elierme pela tradução
da história do jogo e ao Plínio Girotto por mais informações do Over-1.
E é isso pessoal! Terminamos aqui a review de todos os
protagonistas e as sagas que pertencem. Eu realmente fico muito triste com a
quase confirmada morte da franquia. Nunca pensei que logo Mega Man seria vitima
de tamanha ambição da empresa que só pensa em seu Resident Evil e Street
Fighter. Ela se esqueceu completamente que junto de SF, Mega Man foi que
colocou ela onde está hoje. E é quase um absurdo imaginar que uma empresa
esteja mesmo cheio de birra pela saída de um funcionário, ao invés de tocar pra
frente e provar que pode cuidar da franquia que ele deixou com ela, não, eles
querem destruir até não sobrar mais nada. Esse Xover é apenas a “bala” para
calar a boca da criança sobre os 25 anos, sendo que Mega Man merecia bem mais
que essa “bala”.
Espero que tenham gostado, eu vou deixar uma ultima musica
de Mega Man aqui para vocês, é o encerramento do Mega Man X6: I.D.E.A. ~Boku wa
Mainichi, Yume wo Miru~
Cantada por RoST. Até mais pessoal \o
Caraca Vinix! Muito bom!
ResponderExcluirAlém de ser de um assunto na qual eu goste bastante, você me mostrou coisas que eu nem sabia! Realmente é uma pena o que a Capcom ande fazendo com nosso querido robozinho azul.
Ela também tá dando atenção pra Monster Hunter além de SF e RE... Felizmente eu gosto de MH tambem =)
Acho que vou jogar um Megaman.exe agora e... Demorei umas 3 horas pra ler isso aqui haha XD
Muito bom, quando você fala mostra que sabe mesmo das coisas, diferente de muitos que começaram a ver pelo mais recente e não se aprofundam. Eu mesma comecei na infância pela saga X, adoro os dois mas prefiro, é claro, o X, mas não me prendi somente nisso, eu vi também a original. O Megaman.EXE é bonzinho, mas não quanto deveria ser, e a Capcom realmente tá pecando nisso de 25 anos serem comemorados com um joguinho de IPhone. Continue fazendo textos assim!
ResponderExcluirMeu amigo a uns meses leio sobre as historiad de megaman ..tirando Um site americano essa foi a minha melhor leitura e com detalhes bem exatos...porem so uma obs o megaman classico se tornou o quint. No qual ele se derrotou no passado. Num mundo pacifico criado pelo light . Willy o sequestrou
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